Onde está Deus? - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores


Tony de Mello conta a história de um peixinho que procurava desesperadamente o oceano. Eu estava procurando e eu estava procurando por ele em todos os lugares, mas não poderia encontrá-lo. Ele mesmo começou a duvidar de sua existência porque ele tinha ouvido que muitos peixes sábios disse que ela não existia, que era apenas uma invenção dos peixes anteriores muito mais ignorantes do que eles.
Um dia, ele encontrou um peixe muito antigo e venerável e disse-lhe:
-Sem dúvida que você possa me ajudar. Diga-me, onde posso encontrar o oceano? Eu procurei por isso em todos os lugares, sem resultado.
-O oceano, disse o velho - tudo isso é: se você nadar, você está procurando, você vive. Fora do oceano, você estaria morto.
- Mas que loucura eu dizer? Se isto é apenas a água - e o peixe que foi-se embora desapontado, pensando que a muitos anos que tinham se tornado peixe velho imbecil.
Vamos buscar a Deus ou mesmo negar a sua existência sem perceber quem nós somos, viver e mover-se. Acontece com a gente sobre os judeus no tempo de Jesus: o Messias que eles tinham com eles, mas eles não conseguiram reconhecê-lo
Acho que também é que Tony de Mello é a história do Mestre Zen que se sentou em frente aos seus discípulos para dar uma palestra sobre Deus. Eu só tinha começado a falar, quando um pássaro começado a cantar. O mestre ficou em silêncio, ouvindo o canto. Quando concluiu a canção, ele disse aos seus discípulos:
-Depois de tudo o que disse o pássaro, eu não me tenho nada a dizer - rosa e à esquerda.
Tudo no mundo é a revelação de Deus. Tudo é sua presença e nós que nos esforçamos para duvidar disso. Um brilho de seus olhos é o eco da sua voz, em todas as cores em cada som. Tudo é revelação, tudo fala, se sabemos como ouvir.
Você diz que você não encontrar Deus, mas apenas no caso você está olhando para onde? Não parece, porque eles entediava muito, em discursos filosóficos que procuram provar sua existência, dissertações teológicas agudas, ou cultos de templos pomposo ou essas orações monótonas e rotineiras. Olhe para sua volta e você vai vê-lo brincando com seus filhos e se você voltar seus olhos para o espaço, vai vê-lo andando na nuvem, espalhando seus braços no relâmpago e descendo suavemente com a chuva. Pode vê-lo sorrindo nas flores e depois voar para acenando as mãos nas árvores. Você verá que na música da água, no recurso do mendigo, na fadiga do trabalhador. Pedimos por milagres e não somos capazes de apreciar o milagre atemporal da existência e a revelação do mistério, em uma noite estrelada, um amanhecer, um sorriso, um raio de
luz, flashes de uma mente inteligente é surpreendente... O escritor alemão máximo de todos os tempos, Johann Wolfgang Goethe, autor do monumental trabalho El Fausto, ambos admiravam Mozart que considerava sua excelente prova de sagacidade da existência de Deus. "Deus se manifesta - ele disse - nos milagres que ocorrem em alguns homens que surpreender-nos e quebra-cabeças". Muitos apreciam a maravilhosa imagem de cada amanhecer, mas negam ou não reconhecem a existência do pintor.
"Irmão amêndoa, me fale de Deus!"
E a amendoeira estava coberta de flores...
(Nikos Kazantzaki)
Vamos lembra também os versos de Tagore:
Não ouviu seus passos em silêncio?
Ele vem, vem..., sempre vem.
Dios Padre nos dá tudo como um dom gratuito, para que nós apreciamos como irmãos. Infelizmente, alguns esquecer isto e apropriado bens que pertencem a todos:

* * *

Bholabhai estava de férias na zona rural. Ele alugou um chalé perto de uma reserva natural de aves. Uma grande variedade de pássaros cantou alegremente, do outro lado da sua janela, durante todo o dia. Bholabhai estava tão animado que, sempre que ele saía de casa, ele deu graças a Deus com as encantadoras melodias dos pássaros. Um dia, o goleiro reserva saiu ao encontro e disse:
-Não acredito que esses pássaros cantam para você?
-Claro, eu acredito - respondeu você Bholabhai. Tenho certeza de que Deus enviou-lhes que eles só cantam para mim.
-Porque você está muito errado. Pássaros cantam para mim!
Eles envolvidos em uma disputa tão aquecida, que decidiu ir a julgamento. O juiz ouviu o caso com cuidado e em seguida, com enorme surpresa de ambos, multado cada um deles.
-Como poderia ser você tão ousado! -explicou a sua sentença, o juiz muito mal-humorado. Todo mundo sabe sem dúvida que estas aves têm sempre cantado só para mim!
(Tirado de Lewis, Hedwig, "em casa com Deus")

* * *

Chegará um dia em que o poderoso vai tomar ar e sol e vendê-lo em prestações confortáveis; Teremos de pagar para ver as estrelas e propriedade privada será, mares, montanhas, rios e cachoeiras.
Deus, no entanto, deu-nos generosamente todos todos. Como bom pai, quer que vivamos como irmãos, ajudando uns aos outros, reunindo, para o gozo de todos, os talentos que nos deu.
Lembra o poema de Charles Thomson:
Não pode rezar a oração do senhor
e continua dizendo "yo..."
Não pode rezar a oração do senhor
e continua dizendo "meu..."
Não pode rezar a oração do senhor,
sem rezar pelos outros.
Porque, quando você pedir o pão de cada dia
Você deve incluir o seu irmão.
Porque os outros estão incluídos em cada solicitação.
Desde o início até o fim,
Nunca diz "meu..." ou "eu....".
Ou este outra poema de Mestre Eckhart:
Há que que é chamado de "meu" pão. Todo o pão é nosso e deu-me a mim, aos outros através de mim e comigo através dos outros. E não só de pão,
Mas todas as outras coisas necessárias para sustentar esta vida temos dado em depósito para compartilhar com os outros, porque os outros, para outros e outros, através de nós.
Lembre-se também, finalmente, os versos do grande poeta mexicano Amado Nervo:
SEU
Senhor, senhor, antes, você então, que a imensa profundidade do vácuo e a profundidade interior: você a aurora que canta e à noite você acha.
Você está na flor de cardo e cardos sem flores.
Você tanto zênite e nadir; Em todas as transfigurações e tudo sofre; Na capela de Funeral e a noite de núpcias; Você primeiro beijo e o último beijo.
Você nos olhos azuis e olhos escuros.
Você está na frivolidade quinceañera e também a sabedoria de grave de idade madura.
Você está na sima mais escura, que no Éden mais alto.
Se não vês a ciência arrogante, ver-te; Se seus lábios se recusar, vou-te proclamar.
Para cada homem que duvida, minha alma grita: "Eu acredito". E com toda a fé morta, minha fé está subindo rapidamente

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados