Destaques do Éxodo 19-22

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Éxodo 19-22

Baixar o arquivo com todas as referências

Baixar o arquivo com todas as referências

Destaques do livro de Êxodo 19-22

Perguntas bíblicas respondidas:


20:5 — Em que sentido Jeová traz “punição pelo erro dos pais” sobre as futuras gerações? Ao atingir a idade adulta, cada pessoa é julgada à base de sua própria conduta e atitude. Mas a nação de Israel sofreu as conseqüências de ter se voltado para a idolatria ao longo das gerações posteriores. Até mesmo israelitas fiéis sentiram os efeitos disso, pois era difícil para eles manter a integridade devido ao clima de rebelião religiosa que os rodeava.

Lições para nó

20:1-23:33. Jeová é o supremo Legislador. Quando obedeciam às suas leis, os israelitas o adoravam de modo ordeiro e alegre. Jeová tem uma organização teocrática hoje. Cooperar com ela resulta em felicidade e segurança para nós.

Êxodo 19:4
Na sombra das asas da águia
Um dos períodos mais perigosos na vida da águia é quando ela aprende a voar. Muitas morrem ao tentar voar. A inexperiente nação israelita também estava em perigo quando partiu do Egito. Assim, as palavras de Jeová aos israelitas foram muito apropriadas: “Vós mesmos vistes o que fiz aos egípcios, para vos carregar sobre asas de águias e vos trazer a mim.” (Êxodo 19:4) Fala-se de águias carregarem brevemente o filhote no dorso para que ele não se espatife nas primeiras tentativas de vôo. G. R. Driver, comentando sobre esses relatos, no periódico Palestine Exploration Quarterly, disse: “Vê-se que essa metáfora [bíblica] não é apenas um vôo da imaginação, mas que se baseia em fatos reais.”
As águias são pais exemplares também em outros sentidos. Além de os dois colaborarem em alimentar os filhotes, a mãe também toma o cuidado de picar a carne que o pai traz para o ninho, para que a aguiazinha consiga engoli-la. Já que os ninhos em geral são feitos em penhascos ou em árvores altas, os filhos ficam expostos ao tempo. (Jó 39:27, 28) O sol escaldante, comum nas terras bíblicas, poderia causar a morte do filhote, não fosse o cuidado dos pais. A águia adulta abre bem as asas, às vezes por horas seguidas, para fazer sombra para as aguiazinhas.
Por isso é muito apropriado que as asas da águia simbolizem nas Escrituras a proteção divina. Deuteronômio 32:9-12 descreve como Jeová protegeu os israelitas durante a jornada no ermo: “Pois o quinhão de Jeová é seu povo; Jacó é o lote que ele herda. Veio a achá-lo numa terra erma e num deserto vago, uivante. Começou a cercá-lo, a tomar conta dele, para resguardá-lo como a menina de seu olho. Assim como a águia remexe seu ninho, paira sobre os seus filhotes, estende as suas asas, toma-os, carrega-os nas suas plumas, somente Jeová o guiava.” Jeová nos dará a mesma proteção amorosa se confiarmos nele.

Êxodo 19:3-8
• Por que se pode dizer que, depois do Pentecostes de 33 EC, os judeus que se tornavam cristãos tinham de fazer uma dedicação pessoal a Deus?
Em 1513 AEC, os antigos israelitas entraram em uma relação dedicada com Jeová. (Êxodo 19:3-8) Depois disso, os judeus nasceram nessa nação dedicada sob o pacto da Lei. Mas Jeová removeu o pacto da Lei por meio da morte de Cristo em 33 EC. (Colossenses 2:14) Daí então, os judeus que queriam servir a Deus de modo aceitável tinham de fazer uma dedicação a ele e ser batizados no nome de Jesus Cristo. — 15/5, páginas 30-1.

Êxo. 19:3-8
Valorize a Cristo como Mediador
14 Como Moisés, Jesus era um mediador. Um mediador age como ponte entre duas partes. Moisés mediou o pacto da Lei entre Jeová e os israelitas. Se os filhos de Jacó obedecessem às leis de Deus, permaneceriam como Sua propriedade especial, Sua congregação. (Êxo. 19:3-8) Esse pacto vigorou de 1513 AEC até o primeiro século EC.

Êxodo 19:4-6
Oportunidades perdidas
4 O apóstolo Paulo explicou que o fato de Moisés usar o véu tinha a ver com a condição da mente e do coração dos israelitas. Ele escreveu: “Os filhos de Israel não podiam fitar atentamente os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, . . . as suas faculdades mentais estavam obtusas.” (2 Coríntios 3:7, 14) Que situação triste! Os israelitas eram o povo escolhido de Jeová, e ele queria que se achegassem a ele. (Êxodo 19:4-6) No entanto, eles relutavam em fitar atentamente o reflexo da glória de Deus. Em vez de voltarem o coração e a mente para Jeová em devoção amorosa, em certo sentido eles se afastavam dele.

Êxo. 19:4-8
Como a dedicação a Deus beneficiou Israel
8 Israel tornou-se uma nação dedicada quando fez um voto a Deus. Jeová reuniu a nação perto do monte Sinai e lhe disse: “Se obedecerdes estritamente à minha voz e deveras guardardes meu pacto, então vos haveis de tornar minha propriedade especial dentre todos os outros povos.” O povo respondeu unanimemente: “Tudo o que Jeová falou estamos dispostos a fazer.” (Êxo. 19:4-8) Ser dedicado significava muito mais para Israel do que estar comprometido a fazer algo. Significava que a nação pertencia a Jeová, que a tratava como sua “propriedade especial”.

Êxodo 19:4-9
Um compromisso solene
5 Depois de libertar os israelitas do Egito, Jeová estava disposto a aceitá-los como sua “propriedade especial”, para amá-los, protegê-los e fazer deles uma “nação santa”. Mas, para receber essas bênçãos, o povo teria de tomar medidas concretas para confirmar seu apreço pelo amor de Deus. Eles fizeram isso, ao concordar em fazer ‘tudo o que Jeová havia falado’ e ao entrar numa relação pactuada com ele. (Êxodo 19:4-9) No primeiro século, Jesus ordenou que seus seguidores fizessem discípulos de pessoas de todas as nações; quem aceitou seus ensinamentos foi batizado. Um bom relacionamento com Deus dependia da fé em Jesus Cristo, seguida do batismo. — Mateus 28:19, 20; Atos 2:38, 41.
6 Esses relatos bíblicos mostram que Jeová abençoa os que fazem e mantêm um acordo solene para servi-lo. Para os cristãos, a dedicação e o batismo são passos necessários que levam às bênçãos de Jeová. Estamos decididos a seguir os seus caminhos e a buscar a sua orientação. (Salmo 48:14) Jeová, por sua vez, segura figurativamente a nossa mão e nos conduz no caminho em que devemos andar. — Salmo 73:23; Isaías 30:21; 41:10, 13.

Êxo. 19:5
16 Foi dito aos israelitas que, se obedecessem a Jeová, eles se tornariam sua “propriedade especial dentre todos os outros povos”. (Êxo. 19:5) Enquanto Israel mantinha fidelidade, sua adoração e modo de vida a distinguia de todas as outras nações. Da mesma forma hoje, Jeová separou para si um povo notavelmente diferente do mundo de Satanás. Somos exortados: ‘Repudiemos a impiedade e os desejos mundanos e vivamos com bom juízo, justiça e devoção piedosa no meio deste atual sistema, ao passo que aguardamos a feliz esperança e a gloriosa manifestação do grande Deus e do Salvador de nós, Cristo Jesus, que se entregou por nós, a fim de nos livrar de toda sorte de coisa que é contra a lei e purificar para si mesmo um povo peculiarmente seu, zeloso de obras excelentes.’ (Tito 2:11-14) Esse “povo” se compõe de cristãos ungidos e de milhões de “outras ovelhas” de Jesus que os ajudam e apoiam. — João 10:16.

Êxodo 20:2-5
12 Dê devoção exclusiva a Jeová. A nação de Israel estava presente quando Jeová declarou que exigia devoção exclusiva. (Êxodo 20:2-5) Os israelitas tiveram evidências claras de que Jeová é o verdadeiro Deus. (Deuteronômio 4:33-35) Jeová deixou claro que, independentemente do que as outras nações fizessem, não toleraria nenhuma forma de idolatria ou de espiritismo entre seu povo. A devoção deles não devia ser apenas uma formalidade. Todos eles deviam amar a Jeová de todo o coração, de toda a alma e de toda a força vital. (Deuteronômio 6:5, 6) Isso envolveria seu modo de falar, sua conduta — sim, todos os aspectos da vida. (Levítico 20:27; 24:15, 16; 26:1) Jesus Cristo também falou claramente que Jeová exige devoção exclusiva. — Marcos 12:28-30; Lucas 4:8.

Êxo. 20:3-5
• Por que Deus não puniu Arão por ter feito o bezerro de ouro?
Arão realmente violou a lei de Deus a respeito da idolatria. (Êxo. 20:3-5) No entanto, Moisés suplicou a Deus em favor de Arão, e sua súplica tinha “muita força”. (Tia. 5:16) Arão tinha antecedentes de fidelidade. E embora o povo tivesse persuadido Arão a fazer o bezerro, ele mais tarde mostrou que não os apoiava de coração, pois juntou-se aos filhos de Levi em tomar o lado de Jeová. (Êxo. 32:25-29) — 15/5, página 21.

Êxodo 20:6
É diferente de amor e de lealdade
3 A benevolência, ou o amor leal, está intimamente relacionada com as qualidades do amor e da lealdade. Todavia, difere delas em sentidos importantes. Considere a diferença entre benevolência e amor. Podemos amar coisas e conceitos. A Bíblia fala de se ‘amar o vinho’ e de se ‘amar a sabedoria’. (Provérbios 21:17; 29:3) Mas a benevolência tem que ver com pessoas, não com conceitos ou coisas inanimadas. Por exemplo, em Êxodo 20:6 quando Jeová diz que está “usando de benevolência para com a milésima geração”, refere-se a pessoas.

Êxodo 20:6
14 Uma manifestação da bondade de Jeová é que ele é “abundante em benevolência”. Isto se evidencia especialmente no terno cuidado que tem com os seus fiéis servos humanos dedicados. (1 Pedro 5:6, 7) Conforme as Testemunhas de Jeová podem atestar, ele ‘preserva a benevolência’ para com os que o amam e o servem. (Êxodo 20:6) A nação de Israel deixou de ser objeto da benevolência ou do amor leal de Jeová por ter rejeitado o Filho dele. Mas a bondade e o amor leal de Deus para com os cristãos fiéis de todas as nações perdurará para sempre. — João 3:36.

Êxodo 20:7
Nosso “santo e atemorizante” Redentor
17 “Enviou ao seu povo a própria redenção. Ordenou o seu pacto por tempo indefinido. Seu nome é santo e atemorizante.” (Sal. 111:9) Aqui também o salmista talvez tivesse em mente a lealdade de Jeová à sua promessa feita no pacto com Abraão. Assim sendo, Jeová não abandonou seu povo quando eram escravos no Egito antigo, nem mais tarde, quando eram cativos em Babilônia. Em ambos os casos, Deus agiu como redentor de seu povo. Esses dois feitos já seriam suficientes para Israel tratar o nome de Deus como santo. — Leia Êxodo 20:7; Romanos 2:23, 24.

Êxodo 20:8-11
7 O arranjo do sábado enfatizava a importância de buscar interesses espirituais. A primeira ocorrência da palavra “sábado” na Bíblia é com relação à provisão do maná no deserto. Os israelitas receberam ordens de recolher esse pão milagroso por seis dias. No sexto dia deviam recolher “o pão para dois dias”, pois no sábado não haveria nenhum. O sétimo dia seria um “santo sábado para Jeová”, durante o qual ‘cada um devia ficar no seu próprio lugar’. (Êxodo 16:13-30) Um dos Dez Mandamentos proibia qualquer tipo de trabalho no sábado. O dia era sagrado. A pena pela desobediência era a morte. — Êxodo 20:8-11; Números 15:32-36.
8 A lei do sábado indicava o interesse de Jeová pelo bem-estar físico e espiritual de seu povo. “O sábado veio à existência por causa do homem”, disse Jesus. (Marcos 2:27) Esse dia não só dava descanso aos israelitas como também a oportunidade de se achegarem ao seu Criador e mostrarem amor a ele. (Deuteronômio 5:12) O dia era dedicado exclusivamente a interesses espirituais, tais como adorar em família, orar a Deus e meditar na sua Lei. Isso evitava que os israelitas gastassem todo seu tempo e energias em objetivos materiais. O sábado os fazia lembrar de que a coisa mais importante na vida deles era sua relação com Jeová. Jesus reiterou esse princípio imutável, dizendo: “Está escrito: ‘O homem tem de viver, não somente de pão, mas de cada pronunciação procedente da boca de Jeová.’” — Mateus 4:4.

Êxodo 20:18, 19, 22, 23
14 Seria muito incomum uma Testemunha de Jeová se tornar membro de uma religião falsa. No entanto, embora continuem na congregação, alguns poderiam rejeitar a orientação de Jeová de outro modo. Os israelitas não tinham desculpa de se tornarem ouvintes esquecediços. Ouviram os Dez Mandamentos e estiveram presentes quando Moisés lhes deu a ordem de Deus: “Não deveis fazer junto de mim deuses de prata, e não deveis fazer para vós deuses de ouro.” (Êxodo 20:18, 19, 22, 23) Apesar disso, os israelitas adoraram o bezerro de ouro.
15 Nós tampouco teríamos uma desculpa válida se nos tornássemos ouvintes esquecediços. Temos nas Escrituras a orientação de Deus a respeito de muitas esferas da vida. Por exemplo, a Palavra de Jeová condena especificamente a prática de tomar emprestado e de não pagar. (Salmo 37:21) Manda-se que as crianças sejam obedientes aos pais e espera-se que os pais criem os filhos na “regulação mental de Jeová”. (Efésios 6:1-4) Instrui-se os cristãos solteiros a casar-se “somente no Senhor”, e diz-se aos servos casados de Deus: “O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.” (1 Coríntios 7:39; Hebreus 13:4) Se estivermos decididos a não nos tornar ouvintes esquecediços, levaremos muito a sério estas e outras orientações de Deus e as acataremos.

Esodo 20:18, 19, 22, 23
14 Sarebbe molto insolito che un testimone di Geova si unisse a una falsa religione. Alcuni però, pur rimanendo nella congregazione, potrebbero rigettare le istruzioni di Geova in altri modi. Gli israeliti non avevano scusanti per essere divenuti uditori dimentichi. Avevano udito i Dieci Comandamenti ed erano presenti quando Mosè diede loro il comando divino: “Non dovete fare insieme con me dèi d’argento, e non vi dovete fare dèi d’oro”. (Esodo 20:18, 19, 22, 23) Invece adorarono il vitello d’oro.
15 Anche noi non avremmo nessuna scusa valida se dovessimo diventare uditori dimentichi. Nelle Scritture abbiamo le istruzioni di Dio su molti aspetti della vita. Per esempio, la Parola di Geova condanna esplicitamente il prendere in prestito e non restituire. (Salmo 37:21) I figli hanno il comando di ubbidire ai genitori, e i padri quello di allevare i figli nella “norma mentale di Geova”. (Efesini 6:1-4) Ai cristiani non sposati è comandato di sposarsi “solo nel Signore”, e a quelli sposati è detto: “Il matrimonio sia onorevole fra tutti, e il letto matrimoniale sia senza contaminazione, poiché Dio giudicherà i fornicatori e gli adulteri”. (1 Corinti 7:39; Ebrei 13:4) Se siamo determinati a non divenire uditori dimentichi, prenderemo molto seriamente queste e altre istruzioni divine e ci conformeremo ad esse.

Êxo. 21:2
O ESCRAVO QUE ‘REALMENTE AMAVA SEU AMO’
2 A Lei que Jeová deu a Israel nos ensina o tipo de escravidão que ele requer de nós. Um escravo hebreu tinha o direito de ser libertado depois de servir ao seu amo por seis anos. (Êxo. 21:2) No entanto, Jeová havia feito uma provisão especial para um escravo que amasse muito seu amo: ele podia continuar servindo-lhe. Para isso, o amo devia encostar seu escravo na porta ou na ombreira e furar a orelha dele com uma sovela. (Êxo. 21:5, 6) É interessante notar que esse procedimento envolvia a orelha. No idioma hebraico, a ideia básica de obediência é expressa por uma palavra que está relacionada a ouvir ou escutar. O escravo disposto desejava continuar servindo obedientemente ao seu amo. Isso nos ajuda a entender melhor o que está envolvido em nossa dedicação a Jeová: obediência voluntária motivada por amor a Deus.

Êxodo 21:2-6
“A ESCRAVIDÃO era comum e amplamente aceita no mundo antigo”, diz o Holman Illustrated Bible Dictionary (Dicionário Bíblico Ilustrado de Holman). E acrescenta: “A economia do Egito, da Grécia e de Roma dependia do trabalho escravo. No primeiro século da Era Cristã, a proporção de escravos com relação à população era de um para cada três pessoas na Itália, e um para cada cinco em outros países.”
2 Embora a escravidão também existisse no Israel antigo, a Lei mosaica garantia proteção aos escravos hebreus. Segundo a Lei, um israelita podia servir como escravo por no máximo seis anos. No sétimo ano, ele devia ‘sair como alguém liberto sem custo’. Mas os regulamentos sobre o tratamento dispensado aos escravos eram tão justos e humanitários que a Lei de Moisés fazia a seguinte provisão: “Se o escravo disser com insistência: ‘Eu amo realmente meu amo, minha esposa e meus filhos; não quero sair como alguém liberto’, então seu amo terá de levá-lo perto do verdadeiro Deus e terá de encostá-lo à porta ou à ombreira; e seu amo terá de furar-lhe a orelha com uma sovela, e ele terá de ser seu escravo por tempo indefinido.” — Êxodo 21:2-6; Levítico 25:42, 43; Deuteronômio 15:12-18.

Êxodo 22:22, 23
Tire tempo para escutar
Na Lei que deu ao Israel antigo, Jeová disse que ‘sem falta ouviria o clamor’ dos menos favorecidos. (Êxodo 22:22, 23) Como podemos imitar esse excelente exemplo? Quem cria filhos sozinho muitas vezes sente solidão por não ter outro adulto com quem conversar. “Quando as crianças vão dormir, vez por outra choro sem parar”, lamentou certa mãe. “Às vezes é muito difícil lidar com a solidão.” Se for adequado, será que você poderia se colocar à disposição para ‘ouvir o clamor’ de alguém nessa situação, que talvez precise desabafar? Tirar tempo para escutar a pessoa em circunstâncias apropriadas pode fazer muito para ajudá-la a lidar com os desafios de criar filhos sozinho.

Êxodo 22:22-24.
▪ O que a Bíblia ensina: “Não deveis atribular . . . o menino órfão de pai. Se é que o atribulares, então, se é que ele clamar a mim, sem falta ouvirei o seu clamor.” — Êxodo 22:22-24.
Lição: Jeová ouve as orações até mesmo de crianças pequenas. Podemos sempre falar com Deus e expressar nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos.

Êxodo 22:26, 27
9 Mencionando outra violação da sua Lei, Jeová disse: “Estenderam-se sobre vestes tomadas em penhor, ao lado de todo altar; e na casa de seus deuses bebem o vinho dos que foram multados.” (Amós 2:8) Isso mostra que os sacerdotes e as pessoas em geral também desconsideravam a lei registrada em Êxodo 22:26, 27, que exigia que as roupas tomadas em penhor fossem devolvidas ao dono antes do anoitecer. Em vez disso, usavam-nas como colcha e se estiravam sobre elas para se banquetear e beber em homenagem a deuses falsos. E, com o dinheiro das multas que cobravam dos pobres, compravam vinho para beber nas festas idólatras. Como haviam se distanciado do caminho da adoração pura!
10 Os israelitas violavam vergonhosamente os dois maiores mandamentos da Lei — amar a Jeová e amar ao próximo. Deus enviou então Amós para condená-los por sua infidelidade. Hoje em dia, as nações do mundo, incluindo as da cristandade, estão na mesma condição corrupta do Israel antigo. Ao passo que algumas pessoas prosperam, muitas outras são arruinadas financeiramente e prejudicadas em sentido emocional por causa das práticas imorais de líderes desonestos do alto comércio, da política e da religião falsa. Mas Jeová se preocupa com os que sofrem e que se sentem movidos a buscá-lo. Por isso ele designou seus servos atuais para realizar uma obra semelhante à de Amós — pregar a Sua palavra com coragem.

Êxodo 22:26, 27
17 A misericórdia de Jeová tem a ver com clemência. Se você tiver um dicionário, veja o significado de “clemente”. Compare isso com textos bíblicos que falam de Jeová ser clemente. A Bíblia mostra que a clemência de Jeová inclui preocupação amorosa com os desamparados entre seu povo. (Êxodo 22:26, 27) Em qualquer país, os estrangeiros, bem como outros, podem ficar desamparados. Quando Jeová ensinou aos do seu povo que fossem imparciais e benignos para com tais, lembrou-lhes que também tinham sido estrangeiros no Egito. (Deuteronômio 24:17-22) E nós hoje como povo de Deus? Sermos clementes nos ajudará a ficar unidos e a atrair outros à adoração de Jeová. — Atos 10:34, 35; Revelação (Apocalipse) 7:9, 10.

Êxodo 22:28
12 Resmungar a respeito de homens cujo dever é pastorear o rebanho de Deus pode resultar em injúrias. Resmungar assim ou caluniá-los pode prejudicar nosso relacionamento com Jeová. (Êxodo 22:28) Os injuriadores impenitentes não herdarão o Reino de Deus. (1 Coríntios 5:11; 6:10) O discípulo Judas escreveu sobre os resmungadores que ‘desconsideravam o senhorio, e falavam de modo ultrajante dos gloriosos’, ou dos homens em cargos de responsabilidade na congregação. (Judas 8) Esses resmungadores não tinham aprovação divina, e nós repudiamos sabiamente o proceder iníquo deles.

Referências obtidos a partir de Biblioteca On-Line da Torre de Vigia


Conteúdos Recomendados