Destaques do Levitico 14, 15, 16

Destaques da Leitura da Bíblia ‒ Levitico 14, 15, 16

Perguntas bíblicas respondidas:

15:16-18 — O que é a “emissão de sêmen” mencionada nestes versículos? Refere-se aparentemente a uma ejaculação noturna, bem como às relações sexuais maritais.
16:29 — Como os israelitas deviam ‘atribular as suas almas’? Esse procedimento, seguido no Dia da Expiação, relacionava-se com a obtenção do perdão de pecados. Pelo que parece, o jejum naquela época estava associado com a confissão dos pecados. É bem provável, portanto, que ‘atribular a alma’ se referisse ao jejum.

Levítico 14:34
A BÍBLIA FALA SOBRE BOLOR?
A Bíblia menciona “a praga da lepra numa casa”, referindo-se à própria construção. (Levítico 14:34-48) Sugere-se que esse fenômeno, também chamado de “lepra maligna”, era algum tipo de mofo ou bolor, mas não se tem certeza sobre isso. Qualquer que seja o caso, a Lei de Deus instruía os proprietários a remover as pedras contaminadas, raspar o interior da casa e descartar o material suspeito fora da cidade, num “lugar impuro”. Se a praga retornasse, toda a casa devia ser declarada impura, derrubada e o entulho, descartado. Essas instruções detalhadas demonstravam o profundo amor de Jeová pelo seu povo e sua preocupação com o bem-estar físico deles.

Lev 14:44
Lugar de Instrução Espiritual. Desde os tempos mais antigos, o lar funcionava como centro de instrução na adoração pura. A lei de Deus para Israel mandava especificamente que os pais ensinassem a seus filhos quando sentados em casa, bem como em outras ocasiões. (De 6:6, 7; 11:19) Também, a lei de Deus devia ser escrita, evidentemente em sentido figurado, nas ombreiras das portas das suas casas (De 6:9; 11:20), e o lar devia ser mantido livre de todos os acessórios da idolatria. (De 7:26) Visto que a casa era usada para tal propósito sagrado, as casas infectadas com “lepra maligna” deviam ser derrubadas. (Veja LEPRA.) A lei a respeito das casas leprosas lembraria aos israelitas que eles somente podiam morar em casas que estivessem limpas do ponto de vista de Deus. — Le 14:33-57.

Lev 15:2
Todavia, se a mulher havia tido um fluxo irregular, anormal ou prolongado, então tinha de contar também sete dias depois de este cessar. Assim também o varão devia contar sete dias depois do fluxo ter cessado. (Essa condição doentia do seu sistema urinário não deve ser confundida com a sua emissão normal de sêmen.) Tudo o que o homem, ou a mulher, tocasse ou em que se sentasse (camas, cadeiras, selas, vestes, e assim por diante) durante a sua condição impura também ficava impuro, e, por sua vez, quem tocasse em tais objetos ou na própria pessoa impura tinha de se banhar, lavar as vestes e permanecer impuro até a noitinha. Além de se banharem e de lavarem as suas vestes, tanto o homem como a mulher, no oitavo dia, deviam levar duas rolas ou dois pombos novos à tenda de reunião, e o sacerdote devia oferecê-los, um como oferta pelo pecado e o outro como sacrifício queimado, para fazer expiação a favor da pessoa purificada. — Le 15:1-17, 19-33.

Levítico 15:18
9 Estatutos do pacto da Lei declaravam que o parto e as relações sexuais — mesmo entre casados — resultavam num período de impureza. (Levítico 12:2-4; 15:16-18) Isso não depreciava essas dádivas puras de Deus. (Gênesis 1:28; 2:18-25) Ao contrário, essas leis defendiam a santidade de Jeová, ajudando Seus adoradores a evitar depravações. Como? As nações ao redor de Israel costumavam misturar sexo e ritos de fertilidade na sua adoração. A religião cananéia incluía prostituição masculina e feminina. O resultado disso era depravação da pior espécie, que se espalhava facilmente. Em contraste com isso, a Lei separava totalmente a adoração de Jeová de assuntos sexuais. Também havia outros benefícios.
10 Essas leis serviam para ensinar uma verdade fundamental. Afinal de contas, como é que o pecado adâmico é transmitido de geração para geração? Não é por meio das relações sexuais e do parto? (Romanos 5:12) De modo que a Lei de Deus lembrava ao Seu povo que o pecado era uma realidade da vida. De fato, todos nascemos com ele. (Salmo 51:5) Precisamos de perdão e redenção para poder nos achegar ao nosso Deus santo.

Levítico 15:24
18 Ademais, em Israel, as leis impunham limites nas atividades sexuais até mesmo no vínculo marital. O marido devia evitar ter relações sexuais com a esposa durante o seu período menstrual. (Levítico 15:24; 18:19; 20:18) Isso exigia consideração amorosa e autodomínio da parte dos varões israelitas. Devem os cristãos ter menos consideração para com a sua esposa? O apóstolo Pedro diz que os maridos cristãos devem morar com a esposa “segundo o conhecimento”, isto é, conhecimento de sua constituição como “vaso mais fraco, o feminino”. — 1 Pedro 3:7.

Levítico 16:2
De onde Jeová falava? Ele deu a resposta quando disse a Moisés: “Aparecerei numa nuvem por cima da tampa.” (Levítico 16:2) Essa nuvem pairava por cima da Arca sagrada entre os dois querubins de ouro. A Bíblia não revela a altura da nuvem ou até onde ela se estendia acima dos querubins.
Essa brilhante nuvem iluminava o Santíssimo. De fato, era a única fonte de iluminação no compartimento. O sumo sacerdote se beneficiava dessa luz quando, no Dia da Expiação, entrava naquela câmara mais recôndita. Ele ficava na presença de Deus.

Levítico 16:6
2 A aplicação do sacrifício resgatador de Jesus foi tipificada no anual Dia da Expiação. Neste dia, o sumo sacerdote de Israel primeiro sacrificava um novilho como oferta pelo pecado e apresentava o sangue deste perante a Arca sagrada no Santíssimo, no tabernáculo, e posteriormente no templo. Fazia isso a favor de si mesmo, da sua família e da tribo de Levi. De modo similar, Jesus Cristo apresentou a Deus o valor do seu sangue primeiro para cobrir os pecados dos seus “irmãos” espirituais. (Hebreus 2:12; 10:19-22; Levítico 16:6, 11-14)

Levítico 16:10
Outros sacrifícios se destacaram mais tarde, quando Salomão construiu um magnífico templo a Jeová numa área nivelada perto de onde estão agora os edifícios abobadados. (2 Crônicas 3:1) Tente imaginar os israelitas convergirem para esse local de todas as partes do país com seus sacrifícios animais para as festividades anuais. A mais solene destas era o Dia da Expiação. Nesse dia, escolhia-se e enviava-se um bode “ao ermo, para Azazel”, possivelmente descendo até o vale do Cédron e daí a sudeste rumo ao deserto da Judéia. Outro bode e um novilho eram mortos e seu sangue era usado em sacrifício para fazer expiação pelos sacerdotes e pelo povo. Parte do sangue era até mesmo levada para além da cortina para dentro do Santíssimo do templo. Assim, poderá contemplar a foto da cidade com isso em mente. — Levítico 16:1-34.

Levítico 16:12
15 No antigo Israel, a entrada no Santíssimo, perante a presença simbólica de Jeová, ficava limitada ao sumo sacerdote. Levar incenso era para ele uma questão de vida ou morte. A lei de Jeová dizia: “[Arão] tem de tomar o porta-lume cheio de brasas de fogo de cima do altar perante Jeová e as concavidades de ambas as suas mãos cheias de incenso perfumado, miúdo, e tem de trazê-los para dentro da cortina. Também tem de pôr o incenso sobre o fogo perante Jeová, e a nuvem de incenso tem de estender-se por cima da tampa da Arca, a qual está sobre o Testemunho, para que não morra.” (Levítico 16:12, 13) Era impossível o sumo sacerdote ser bem-sucedido em entrar no Santíssimo sem queimar incenso.
16 No sistema de coisas cristão, não somente o antitípico Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, mas também cada um dos 144.000 subsacerdotes, por fim, chega a entrar no antitípico Santíssimo, o lugar da presença de Jeová no céu. (Hebreus 10:19-23) A entrada neste Santíssimo é impossível para esses sacerdotes, conforme representado aqui pelos 24 anciãos, a menos que ‘queimem incenso’, isto é, ofereçam constantemente orações e súplicas a Jeová. — Hebreus 5:7; Judas 20, 21; veja Salmo 141:2.

Levítico 16:15
No Dia da Expiação, o sumo sacerdote sacrificava também um bode como oferta pelo pecado e apresentava o sangue deste no Santíssimo, fazendo assim expiação pelos pecados das 12 tribos não-sacerdotais de Israel. Da mesma forma, o Sumo Sacerdote Jesus Cristo aplicará seu sangue vital a favor daqueles da humanidade que exercerem fé, cancelando o pecado deles. — Levítico 16:15.

Levitico 16:16.
Santificação de Lugares. O lugar de moradia de Jeová ou qualquer lugar em que ele more de forma representativa é um lugar santificado ou santo, um santuário. O tabernáculo no ermo e os templos mais tarde construídos por Salomão e por Zorobabel (reconstruído e ampliado por Herodes, o Grande) eram chamados de miq•dásh ou qó•dhesh, lugares ‘postos à parte’ ou ‘santos’. Situados no meio dum povo pecaminoso, estes lugares tinham de ser periodicamente purificados (em sentido típico ou pictórico) do aviltamento, por meio da aspersão de sangue de animais sacrificiais. — Le 16:16.

Levítico 16:21
Outro bode e um novilho eram mortos e seu sangue era usado em sacrifício para fazer expiação pelos sacerdotes e pelo povo. Parte do sangue era até mesmo levada para além da cortina para dentro do Santíssimo do templo. Assim, poderá contemplar a foto da cidade com isso em mente. — Levítico 16:1-34.

Le 16:27
De acordo com a Lei, nenhuma oferta pelo pecado, cujo sangue era levado ao santuário para fazer expiação, devia ser consumida pelo sacerdote. Os restos do animal morto e seu esterco deviam ser queimados num lugar limpo, fora do acampamento. (Le 4:11, 12; 6:30; 16:27) Isto se dava porque nada daquele animal devia ser usado para outra coisa, nem se devia permitir que se decompusesse. Era “limpo”, isto é, santificado a Jeová e por isso tinha de ser queimado num lugar limpo. — Veja He 13:11-13.

Levítico 16:31
Embora seja verdade que Jeová ordenou os de sua nação escolhida que ‘atribulassem as suas almas’, em geral isso é entendido como querendo dizer jejum. (Levítico 16:31) Jejuava-se como expressão de tristeza e arrependimento de pecados ou quando se estava numa situação angustiante. Assim, o jejum não era uma forma de punição auto-inflingida, mas representava humilhar-se perante Deus. — Esdras 8:21.

Le 16:32
A expressão hebraica mil•léʼ yadh, traduzida por “consagrar” em muitas versões, significa literalmente “encher a mão” e é usada com referência a se colocar plenos poderes na mão daqueles que irão servir num cargo sacerdotal. Arão e seus filhos, na sua investidura como sacerdotes de Jeová, tiveram as mãos enchidas de poder para servir nesta qualidade. (Êx 28:41; 29:9, 29, 33, 35; Le 8:33; 16:32; 21:10; Núm 3:3) Para simbolizar isso, o carneiro da investidura foi abatido e cortado, e partes dele, junto com outros itens do cesto dos pães não fermentados, foram por Moisés colocados sobre as palmas das mãos de Arão e de seus filhos, os quais moveram então a oferta perante Jeová. Por fim, faziam-se fumegar no altar, por cima da oferta queimada, as coisas movidas. — Êx 29:19-25; Le 8:22-28; veja INVESTIDURA; SACERDOTE; UNGIDO, UNÇÃO.

Referências consultadas em: Watchtower Library 2013 CD-ROM

Baixar o arquivo com todas as referências

Baixar o arquivo com todas as referências

Conteúdos Recomendados