O egoísta - Parábolas e Histórias para Educar em Valores

Parábolas e histórias para educar em valores

Indice de Parábolas e histórias para educar em valores

Em uma ocasião, o ministro encarregado do imposto foi lavar os pés na borda de uma lagoa e, por engano, caiu na água.
Imediatamente, veio um grupo de pessoas que querem ajudar o Ministro, disse-lhe:
-De-me sua mão!
No entanto, e embora ele estava se afogando, o Ministro não alongou a mão. Naquele tempo passou por lá Afanti e, depois de observar o que estava acontecendo, também se aproximou da lagoa e gritou:
-Excelência, pega na minha mão!
Instantaneamente, o ministro agarrou-se a mão de Afanti e veio fora da lagoa.
Como os participantes foram surpreendidos, Afanti explicou:
-O ministro responsável pelo imposto não sabe o significado da palavra "dar", porque é só dedicado ao "leve" e "receber".
(O conto popular chinês)
Muitos de nós parecem-nos demasiado perto para o Ministro da história: estamos sempre esperando por você para nos dar, mas somos incapazes de dar, dar. A cultura de óleo Crescemos acostumados a espera que a gente paga bem, sem colocar o nosso esforço e produtividade como contrapartida. Estamos convictos de que a Venezuela é um país imensamente rico e tem direito a uma boa vida simplesmente por ser venezuelano. Acreditar que nós somos ricos impede-nos fora da nossa pobreza. Quantos trabalhadores, empregados e profissionais passam a queixar-se sobre seus salários, mas nunca analisou sua performance.
Educadores genuínos devem viver na nossa prática e, portanto, ensinar-lhes o dom da responsabilidade, entrega e serviço. Escolas e escolas devem ser ambientes onde é praticado, ao vivo e, portanto, ter aprendido, generosidade e solidariedade. Ao invés de sempre pedindo e esperando por você para nos dar, prefiro perguntar o que vai nos dar: o que vamos dar para a Venezuela, a escola, a família, os colegas... Deixe-nos lembrar e orar de vez em quando a bela oração de generosidade:
Envie-me alguém para amar
Senhor, quando você está com fome, me mande alguém que precisa de comida,
Quando você está com sede, me mande alguém que precisa de uma bebida,
Quando frio, me mande alguém que precisa de calor.
Quando tiver um aborrecimento, me apresente a alguém que precisa de consolo.
Quando minha cruz está pesada, fazer-me compartilhar a Cruz do outro,
Quando você é pobre, me colocar perto de alguém necessitado.
Quando o tempo me falha, alguém me enviar alguns minutinhos.
meu,
Quando você sofre uma humilhação, me dá a oportunidade de elogiar alguém, quando você está desanimado, me envie para alguém que precisa ser incentivado, quando é necessário ser entendido, me mande alguém para entender,
Quando você precisa tomar conta de mim, me mande alguém que se importa,
Quando você pensa de mim, que atrai a minha atenção para outra pessoa. Fazer-nos dignos, senhor, de servir nossos irmãos e irmãs, que vivem e morrem sem educação neste mundo de hoje.

Traduzido para fins educacionais

Conteúdos Recomendados